domingo, 29 de novembro de 2009

Site educativo - Animais

Animais

Objetivos: Estimular as crianças para o descobrimento de novos animais e novas habilidades motoras no computador.

Sugestão para crianças do Ensino Infantil.

Desenvolvimento da atividades – Animais

Ø Antes: Ao iniciar o tema, procurar por meio de uma conversa estimulá-los falar dos sentimentos pelos animais, fazer uma pesquisa na sala para saber quem tem um animal de estimação em casa.
Aproveitar o momento para comentar sobre a diversidade de animais que habitam na terra. Logo após, recortar de revistas e jornais figuras de animais para um possível painel na sala de aula. Para o dia seguinte pedir para que as crianças tragam para a escola bichinhos de pelúcia para brincarem.


Ø Durante: Recolher os bichinhos de pelúcia e colocar dentro de uma caixa. Estimular os alunos a descobrirem o que tem dentro da caixa a partir das pistas dada pela professora, por exemplo: tem pata, toma leite, se achar necessário poderá introduzir uma musica. Logo após a brincadeira os alunos irão para o laboratório de informática. O site www.uol.com.br/ecokids traz variedades de jogos para crianças. O site é voltado para o meio ambiente, e os animais estão enfocadas de uma maneira lúdica e prazerosa. Para o Ensino Infantil sugiro os jogos de montar, os que envolvam coordenação motora. No lik Preserve os Bichos há registros de como cuidar de alguns animais:
- Animais que vivem na água.
- Animais que voam.
- Animais que rastejam – há também uma lista oficial de animais brasileiros que estap ameaçados .
No link Direitos dos animais o professor como informação poderá ler para seus alunos.

Ø Depois –
Atividade 1 - Para ampliar a atividade o professor poderá construir módiles, usando desenhos de animais pintado pelos próprios alunos, depois colar em prato de papelão, ou pratos descartáveis pendurados por um barbante.

Atividade 2 - Fazer mascaras de animais vistos nos jogos, para que os alunos possam brincar de teatro e imitar os animais.

Atividade 3 – Oferecer as crianças a quadrinha rimada – estimulando os alunos a imitarem os bichos e a tocar nas partes do corpo que o texto ressalta. Se quiser o professor poderá criar outros versos rimados com a turma.

- Eu vi um jacaré (desenhar um jacaré)
Será que ele queria pegar o meu pé (carimbar o pé do aluno com tinta)
-Eu vi um coelho (desenhar um coelho)
Será que ele queria pegar o meu joelho (carimbar o joelho do aluno com tinta)
- Eu vi um leão (desenhar um leão )
Será que ele queria pegar o minha mão (carimbar a mão do aluno com tinta)
- Eu vi uma formiga (desenhar uma formiga)
Será que ela queria pegar a minha barriga (carimbar a barriga do aluno com tinta)
- Eu vi um camelo (desenhar um camelo )
Será que ele queria pegar o meu cabelo (colar um fio de cabelo do aluno)

3 comentários:

  1. Muito interessante sua proposta de trabalho. Abraços até o próximo!!!

    ResponderExcluir
  2. Sua atividade é muito criativa,além de dsenvolver a criatividade,desenvolve tanbem a coordenação motora, é otima.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário foi muito importante para esse blog.