quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Linux, Windows, Sistema Operacional

LINUX EDUCACIONAL - É um sistema operacional, ou seja, ele é responsável pela interface homem/maquina. Foi desenvolvido inicialmente pelo findândes Linus Trovalds em 1991, baseado no sistema operacional Inux e hoje é mantido por comunidades internacionais de programadores, outor profissionais na area de informática, etc. Já o Linux educacional é uma compilação do linux com foco a aplicação em laboratório de informática nas escolas.

WINDOWS - É uma popular familia desistemas operacionais, criado pela Microsolft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. É um produto comercial, e tem variações de preços para cada uma de suas versões.É o sistema operacional mais usado no mundo, embora uma grande quantidades de cópias sejam ilegais.

SISTEMA OPERACIONAL -
O sistema operacional é uma coleção de programas que:

•inicializa o hardware do computador
•fornece rotinas básicas para controle de dispositivos
•fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas
•mantém a integridade de sistema.
Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petróleo.

Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória ROM (Só de Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (e provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de geração de alarme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi muito importante para esse blog.