domingo, 29 de novembro de 2009

Site educativo - Animais

Animais

Objetivos: Estimular as crianças para o descobrimento de novos animais e novas habilidades motoras no computador.

Sugestão para crianças do Ensino Infantil.

Desenvolvimento da atividades – Animais

Ø Antes: Ao iniciar o tema, procurar por meio de uma conversa estimulá-los falar dos sentimentos pelos animais, fazer uma pesquisa na sala para saber quem tem um animal de estimação em casa.
Aproveitar o momento para comentar sobre a diversidade de animais que habitam na terra. Logo após, recortar de revistas e jornais figuras de animais para um possível painel na sala de aula. Para o dia seguinte pedir para que as crianças tragam para a escola bichinhos de pelúcia para brincarem.


Ø Durante: Recolher os bichinhos de pelúcia e colocar dentro de uma caixa. Estimular os alunos a descobrirem o que tem dentro da caixa a partir das pistas dada pela professora, por exemplo: tem pata, toma leite, se achar necessário poderá introduzir uma musica. Logo após a brincadeira os alunos irão para o laboratório de informática. O site www.uol.com.br/ecokids traz variedades de jogos para crianças. O site é voltado para o meio ambiente, e os animais estão enfocadas de uma maneira lúdica e prazerosa. Para o Ensino Infantil sugiro os jogos de montar, os que envolvam coordenação motora. No lik Preserve os Bichos há registros de como cuidar de alguns animais:
- Animais que vivem na água.
- Animais que voam.
- Animais que rastejam – há também uma lista oficial de animais brasileiros que estap ameaçados .
No link Direitos dos animais o professor como informação poderá ler para seus alunos.

Ø Depois –
Atividade 1 - Para ampliar a atividade o professor poderá construir módiles, usando desenhos de animais pintado pelos próprios alunos, depois colar em prato de papelão, ou pratos descartáveis pendurados por um barbante.

Atividade 2 - Fazer mascaras de animais vistos nos jogos, para que os alunos possam brincar de teatro e imitar os animais.

Atividade 3 – Oferecer as crianças a quadrinha rimada – estimulando os alunos a imitarem os bichos e a tocar nas partes do corpo que o texto ressalta. Se quiser o professor poderá criar outros versos rimados com a turma.

- Eu vi um jacaré (desenhar um jacaré)
Será que ele queria pegar o meu pé (carimbar o pé do aluno com tinta)
-Eu vi um coelho (desenhar um coelho)
Será que ele queria pegar o meu joelho (carimbar o joelho do aluno com tinta)
- Eu vi um leão (desenhar um leão )
Será que ele queria pegar o minha mão (carimbar a mão do aluno com tinta)
- Eu vi uma formiga (desenhar uma formiga)
Será que ela queria pegar a minha barriga (carimbar a barriga do aluno com tinta)
- Eu vi um camelo (desenhar um camelo )
Será que ele queria pegar o meu cabelo (colar um fio de cabelo do aluno)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

domingo, 15 de novembro de 2009

Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias.

Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias, nos faz refletir como está o ensino-aprendizagem em sala de aula.
O autor do texto José Manuel Moran, foi feliz em dizer que o tempo da modernidade tecnológica veio para ser utilizada por todos nós professores e alunos, e essa nova era veio pra ficar. Mas precisamos tomar alguns cuidados essenciais na utilização dessa ferramenta, precisamos planejar e flexionar esse momento em sala de aula, ou seja, devemos ter sim a aula formal com nossos alunos na sala de aula, mas precisamos também pensar em um aprendizado virtual, onde o professor e a utilização dessas tecnologias sejam suportes de um novo conhecimento, onde o aluno busque informações nesse novo espaço com equipamentos modernos, mas que esse professor tenha um domínio tecnológico e não somente apresente o tema e sugere pesquisas. Uma boa “aula virtual” precisa de planejamento e principalmente que venha para inovar o tempo de estudo mesmo que seja a distancia.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Foto 1º Encontro

Aqui estou eu, como professora e aprendiz.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Como fazer uma boa pesquisa.

Como fazer uma boa busca na Internet?

Conhecendo o funcionamento e os macetes dos sites de busca, você navega pela rede com mais precisão e pode ensinar aos alunos a peneirar as informações.
Algumas dicas são fundamentais para uma pesquisa – rápida e eficaz, mas para isso é preciso algumas informação, como por exemplo, não ficar pesquisando em vários sites ou abrindo todos os links apresentados, é preciso peneirar alguns e usar somente 3 sites de pesquisa e os mais atualizados.
Lembre-se = Nem sempre o site mais indicado é o mais interessante.
Fiz um teste e realmente foi muito rápido, não perdi muito tempo procurando o assunto.